Crônica de uma crônica anunciada


Exatamente uma semana atrás, quando eu soube que teria de fazer essa crônica pensei "Olha, não sou nenhuma Martha Medeiros, mas vou me esforçar". Peguei a minha velha pasta vermelha, cheia de recortes de crônicas que guardo com carinho e comecei a ler, também pensei em possíveis temas e enchi a paciência dos meus amigos perguntando "E aí, sobre o que você vai escrever?".
Eu achava que poesias e narrativas eram mais complicadas, mas a crônica me pegou de surpresa.Por que é tão difícil pensar no nosso cotidiano de um jeito diferente?Comecei a devanear e  a criar verdadeiros diálogos na minha cabeça, e foi então que eu percebi que essa autoanálise, essa 'conversa entre meus eus' é quase o que eu tinha que fazer.Por detrás de cada minuto que paramos pra refletir sobre qualquer coisa, ou quando olhamos de novo e observamos algo que não havíamos visto; quando existe o 'lado B' , uma outra interpretação, mais profunda, pessoal, coisa nossa mesmo; nessas coisas todas que vivemos há material para um texto novo em folha.
Sinceramente, não sei se fiz certo, talvez eu tenha apenas escrito meus devaneios habituais, mas esforço não me faltou.Amanhã é o fim do prazo e vamos ver no que vai dar, eu continuo sem entender muito bem 'o que é' uma crônica em todos os seus pormenores,mas o que eu sei é que como eu me sinto quando abro o jornal de domingo e leio um texto fresquinho da Martha Medeiros, como aquele pão que acabou de sair no forno pro café da manhã.mas isso é caso pra outro texto...

2 comentários:

  1. Você está no caminho certo. Embora a crônica não deixe de ser uma narrativa, apenas do seu cotidiano. Há gente que confunda conto com crônica, sem saber que o primeiro é algo inventado, fictício e a crônica é baseada em algum fato ocorrido com o cronista ou que ele tenha presenciado, escrito por seu ângulo. Meu blogue é quase todo de crônicas, eu adoro escrevê-las. A ficção eu prefiro deixar para algo maior, como os livros.

    PS: Seu blogue está com verificação de palavras, muitos deixam de comentar por causa disto. É só um alerta.

    ResponderExcluir
  2. Texto novo igual pão fresquinho é alegria pros olhos e pro coração. Espero que o teu tenha cheirinho de brioche.

    Um abraço, querida.





    ps: Sobre a verificação de palavras que a amiga ali de cima falou, demorei bastante pra conseguir comentar.

    ResponderExcluir